O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesta terça-feira (14/01) uma reunião de alinhamento e organização do Concurso Rainha Mundial do Café 2026. O encontro teve como foco a definição de diretrizes, a troca de informações e o planejamento das próximas etapas do certame.
A partir de 2026, o concurso passa a adotar oficialmente a denominação Rainha Mundial do Café e Princesas Mundiais do Café, em razão do registro da marca que reconhece Patrocínio como o maior produtor de café do mundo. As eleitas terão a função de representar a Festa Nacional do Café e contribuir para a divulgação dos aspectos culturais, históricos, sociais e econômicos ligados à cafeicultura do município.
Participaram da reunião a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha, servidores da pasta e representantes de instituições ligadas ao setor cafeeiro, como a Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), a Expocacer, a IBC12 Comunicação e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Durante o encontro, também foi definida a Comissão Organizadora do Concurso Rainha Mundial do Café 2026, responsável por conduzir as etapas do processo, com critérios previamente estabelecidos, garantindo organização, representatividade e transparência na realização do evento.

